Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar e analisar as abordagens metodológicas empregadas na orientação das atividades físicas em programas vinculados a uma abordagem não-formal em educação. A investigação envolveu trinta professores e estagiários que ministraram aulas em sete escolas que participaram do Programa de Férias do Município do Rio de Janeiro, em julho de 1984. Para a coleta de dados, utilizou-se o sistema de análise de ensino de Underwood, visando identificar os procedimentos didáticos empregados pelos orientadores durante as atividades. Utilizou-se ainda a análise de conteúdo do Documento Básico do Programa e uma ficha para registro de observação, com o propósito de se saber como foram mobilizados os recursos disponíveis para o desenvolvimento do Programa segundo seus objetivos e se existiu ou não coerência entre o que ocorreu na prática, sob o ponto de vista metodológico e o que constava na proposta. Baseada nos objetivos, na literatura, nas discussões dos resultados, conclui-se: (a) os recursos disponíveis mobilizados para a realização do Programa só aconteceram em nível institucional; (b) os procedimentos didáticos empregados pelos orientadores das atividades apresentaram um perfil coletivo de ensino diretivo, contraditório a um sistema não-formal de educação; e (c) não houve coerência, sob o ponto de vista metodológico, com o que ocorreu na prática e o que constava da proposta. Desta forma, a proposta do Programa, através de seu Documento Básico, bem como a prática do mesmo, revelaram que, em ambos os casos, estes repetiram as ações dos sistemas formais em educação.

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