Programa Físico de Equilíbrio: Variáveis Associadas às Quedas em Idosos

Por: Adriane Ribeiro Teixeira, Andréa Krüger Gonçalves, Eduardo Hauser, Eliane Jost Blessmann, Eliane Mattana Griebler, Valéria Feijó Martins e Vanessa Dias Possamai.

Revista da Educação Física - UEM - v.28 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa físico de equilíbrio em variáveis associadas às quedas em idosos. Participaram do programa 17 indivíduos com média de idade de 75,73 anos. Foram utilizados os testes de apoio unipodal (AU), Timed Up and Go (TUG), alcance funcional (AF), força (FMI) e flexibilidade de membros inferiores (FLEXMI) e o questionário  FES-I. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Wilcoxon (p≤0,05) para comparação entre os dois momentos de avaliação. Para a análise da classificação dos testes de equilíbrio utilizou-se cálculos de distribuição (frequência e percentual) dos períodos pré e pós-treinamento. Os resultados apontaram mudança estatística significante entre o período pré e pós-treinamento nas variáveis AU, TUG e FLEXMI. A classificação dos resultados indicou melhora no pós-teste, havendo assim uma tendência na melhora do equilíbrio após o treinamento, auxiliando na prevenção de quedas.


 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32001

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.