Programa Segundo Tempo, Programa Mais Educação e o Incentivo Ao Esporte: Um Legado Para as Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Por: Daiane Grando e Silvia Christina de Oliveira Madrid.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.15 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem por objeto de estudo o esporte na escola e seus princípios educacionais a partir do Programa Segundo Tempo integrado ao Programa Mais Educação (PST-PME). A questão central do estudo é analisar os pressupostos teóricos e princípios do esporte a partir dos programas sociais esportivos os quais fazem parte das políticas públicas voltadas ao esporte e lazer. O estudo é realizado a partir de uma análise documental. Utilizamos referenciais teóricos na área do esporte, programas e projetos sociais esportivos e os documentos dos programas PST-PME desvelando seus objetivos e pressupostos teóricos. Assim, destacamos o PST-PME se constitui num espaço em que crianças em risco social podem brincar, jogar e se divertir por meio do esporte. Nesse sentido, o esporte é visto como meio para ocupar o tempo ocioso e amenizar mazelas sociais. Concluímos que o esporte e seu desenvolvimento por meio de programas e projetos sociais vinculados à escola contribui na efetivação de ações que visam atender às necessidades e interesses da população e que estes programas foram criados com o intuito de fomentar as práticas esportivas.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16473

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.