Programa Vamos: Apoio Social dos Participantes Para a Prática de Atividade Física

Por: Camila Tomicki, , Cezar Grontowski Ribeiro, Elaine Cristina Macie, Emanuele Naiara Quadros, , Paulo Vitor de Souza e .

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

O apoio social é um dos constructos da Teoria Sociocognitiva e pauta do programa de mudança de comportamento “Vida Ativa Melhorando a Saúde” (VAMOS). O programa motiva os participantes a adotarem um estilo de vida ativo e saudável por meio da prática de atividade física e alimentação. Objetivou-se verificar o apoio social para a prática de atividade física dos participantes do programa implantado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Florianópolis/SC. Estudo quase- -experimental realizado com 100 participantes de cinco UBS alocados em grupo intervenção (GI = 52 – 86,5% feminino) e grupo controle (GC = 48 – 95,8% feminino). O apoio social foi avaliado por meio da Escala de Apoio Social para a Prática de Atividades Físicas e categorizado em: sem apoio e com apoio. Para verificar a diferença entre o apoio social pré e pós utilizou-se delta percentual e para verificar as diferenças entre os grupos realizou-se teste Qui-quadrado (p < 0,005).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.