Programa Vida com Saúde: Relação Entre Operfil das Lipoproteínas Plasmáticas e o Imc em Mulheres Adultas do Município de Londrina-pr

Por: Décio B. Souza, Decio S. Barbosa, , Karina E. S. Silva e Maria O. Souza.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O perfil das lipoproteínas plasmáticas e análise de parâmetros relacionados à composição corporal têm sido empregados para o diagnóstico dos níveis de saúde, particularmente pela relação desses com o sobrepeso e a obesidade, problemas emergentes de saúde pública. O Programa Vida com Saúde é um projeto que conta com a participação de uma equipe multidisciplinar que envolve a Educação Física, Medicina, Farmácia Bioquímica, Fisioterapia e Biologia, que vem sendo oferecido à população de Londrina com o intuito de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos participantes. De acordo com os dados preliminares do projeto, esse estudo teve o propósito de investigar as possíveis relações entre o IMCe o perfil de lipoproteínas em mulheres adultas. Para tanto fizeram parte da amostra 68 indivíduos do sexo feminino, na faixa etária de 30 a 55 anos de idade (44,82 ±7,07 anos), não treinadas do município de Londrina-PR. As variáveis bioquímicas analisadas foram HDL-C, LDL-C, colesterol total e triglicerídeos. A análise de correlação linearde Pearson foi empregada para a avaliação das possíveis relações entre o perfil lipídico e o IMC (p<0,05). Os resultados demonstraram uma relação bastante baixa entre as variáveis analisadas, com exceção da HDL que apresentou uma correlação negativa moderada com o IMC. Tais achados demonstram que o controle do peso corporal mediante a adoção de hábitos de vida saudáveis que contemplem a prática de exercício físico orientado regularmente, aliado a uma alimentação balanceada, pode exercer uma importante influência sobre a manutenção de níveis desejáveis de saúde.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.