Resumo

É possível identificar, na literatura científica, vários estudos envolvendo dança e pessoas com deficiência física em diferentes contextos (educacional, de reabilitação, artístico e esportivo) e com finalidades distintas (pedagógica, terapêutica, performática e competitiva). Todavia, ainda são escassas as pesquisas envolvendo a mediação da dança voltada a crianças com deficiência física com propósito educacional. A fim de preencher tais lacunas, esse estudo traz como tema a elaboração e análise de um programa de dança educativa voltado a crianças com deficiência física, independentemente da etiologia, centrado na avaliação processual do ensino. O objetivo geral foi verificar as repercussões de um programa de ensino no processo de aprendizagem da dança educativa em crianças com deficiência física. Os objetivos específicos foram: 1) sistematizar, aplicar, avaliar e descrever um programa de dança educativa voltado a crianças com deficiência física; 2) estabelecer critérios de avaliação centrados no processo de ensino e aprendizagem da dança educativa a serem empregados como parâmetros de análise continuada; 3) analisar a evolução das crianças com deficiência física durante o programa de dança educativa; 4) verificar os níveis de apoio necessários aos participantes durante o programa; e 5) verificar em quais aspectos analisados pelo instrumento de acompanhamento em dança educativa o programa promoveu maior ou menor influência nas crianças participantes. Trata-se de um estudo com enfoque misto, caracterizado como uma pesquisa experimental com delineamento intrassujeito BAB.

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