Programas de Formação Profissional com Elevação de Escolaridade: Agora é a Vez do Pronatec

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143 páginas. 2005 00/00/0000

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Resumo

A pesquisa em questão emerge na tentativa de mostrar como se apresenta o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, implantando em 2011, logo no início do governo da Presidente Dilma Rousseff e que tem imbricado em seu bojo perspectivas de elevação de escolaridade, geração de trabalho e renda, objetivando a inclusão social. Grosso modo, quem eram os jovens e adultos que buscaramos cursos do Pronatec FIC no campus Cabo Frio do IFFluminense e quais eram suas expectativas? Será que os egressos tiveram suas expectativas supridas e estão atuando na área de formação? Como os professores e o coordenador do Programa no campus em tela o concebiam? Sendo assim e à luz dos achados, constatou-se que os alunos ingressantes depositaram extrema confiança nos cursos de FIC do Pronatec ofertados no ano de 2014 pelo campus Cabo Frio, bem como a oportunidade em poder estudar numa instituição educacional do porte do IFFluminense. Os egressos, mesmo que a maioria não esteja atuando na área dos cursos, ficou um sentimento de plena satisfação com a estrutura oferecida, com o corpo docente e com a metodologia empregada. Itens como, por exemplo, atraso no repasse da bolsa-formação, tempo de deslocamento do trabalho para a escola e poucas aulas práticas foram levantados pelos alunos como aspectos negativos. Já entre o coordenador e os professores-bolsistas não há um consenso quanto à especificidade de tais cursos, pois enquanto um grupo acredita na potencialidade dos cursos para a inserção do alunado no mundo do trabalho a outra parte pontua ser necessária a imbricação de mais fatores para tal fim. Ademais, é premente refletir acerca de propostas dessa envergadura a fim de evitar gastos desnecessários de recursos públicos, bem como rever a questão do direcionamento legitimado de verbas públicas à iniciativa privada, sem esquecer também do controle sobre as desistências e evasão, buscando medidas que possam atenuar essa variável. Por fim, é relevante o encaminhamento de propostas pedagógicas que possam ter o trabalho e o homem como eixos centrais, visando à emancipação humana e à formação integral. 

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