Programas de Promoção da Saúde: Estudo de Caso Acerca da Implantação e Implementação do Programa Academia da Cidade (PAC) em Recife Entre 2002 e 2014

Por: .

133 páginas. 2015 24/04/2015

Send to Kindle


Resumo

Criado em 2002, o Programa Academia da Cidade do Recife é uma das iniciativas de programas comunitários de promoção de atividades físicas e outras atividades de promoção da saúde, realizadas em municípios do Brasil por instituições públicas, de grande sucesso. Tem servido de referência para o surgimento de outros programas de promoção da atividade física em comunidades como também em definições de políticas governamentais para promoção da saúde e qualidade de vida. O objetivo desta tese foi analisar a formulação e implementação do Programa Academia da Cidade do Recife quanto à intervenção efetiva de promoção da atividade física para a saúde e bem-estar da comunidade no período de 2002 a 2014, ou seja, em seus 12 anos de fundação. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, através de uma triangulação de métodos (documentos e entrevista). Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com o método da Condensação de Significados de Kvale. Observou-se que o processo de implantação do programa apresentou diversas dificuldades, desde a mínima estrutura necessária para seu funcionamento a contratação de profissionais de Educação Física para atuarem na oferta dos serviços. Percebeu-se também uma forte influência do programa na criação de programas similares tanto no Estado de Pernambuco, quanto em outros estados e no programa do Governo Federal. Existe um processo de transferência de política, como também o de “contratransferência”, ou seja, o PAC Recife influencia diversas iniciativas, como também recebe influência do Programa Academia das Cidades e Academia da Saúde, programas que tiveram o PAC Recife como fonte de inspiração para sua criação. Quanto à percepção dos usuários em relação à oferta dos serviços do PAC Recife apresenta um bom nível de satisfação com o programa e uma expressiva melhora na qualidade de vida. Evidencia-se a necessidade de outras investigações que analisem como ocorre este processo de “contratransferência” em outros programas que objetivem atender a comunidade na realidade brasileira. Além de investigações que retratem melhor as iniciativas voltadas à melhoria da saúde de nossa população. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.