Programas Esportivos Televisivos: Contribuições Para a Educação Física Escolar.

Por: Geraldo Magela Duraes.

120 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

Verificar as possíveis contribuições do programa Globo Esporte, apresentado pela Rede Globo de Televisão, e sua utilização nas aulas de educação física como objeto motivacional e instrumento de percepção crítica das diversas matérias jornalísticas foram os objetivos deste estudo, que trata de uma pesquisa qualitativa que dialoga com as teorias de comunicação de massa e com as abordagens da educação física, dentro de uma proposta de roteiro para análises de produtos televisivos, elaborado por FISCHER (2001, p. 99-109), que é composto de seis perguntas, as quais foram respondidas após as gravações de vinte e quatro programas, por um período de quatro semanas consecutivas. Partindo deste método, efetuou-se a descrição e análise dos programas gravados pela linguagem audiovisual citada por BABIN e KOULOUMDJIAN (1989) e a educação para a mídia como preconiza BELLONI (2001). A seguir, foram feitas contribuições e sugestões de como os Programas Esportivos poderiam auxiliar os professores nas aulas de Educação Física. Dominar a linguagem televisiva, para não ser dominada por ela e usar o Kit Tecnológico presente hoje na maioria das escolas brasileiras, bem como os programas da TV Escola, são sugestões para incorporação da televisão no contexto escolar. Uma abordagem multidisciplinar, o aumento das experiências diretas, os trabalhos práticos com o vídeo, a aprendizagem significativa, a aplicação do método compreensivo, o acompanhamento familiar e a troca de ,experiências são sugestões de como incorporar esses programas no cotidiano educacional. No diálogo com os autores citados e nas observações dos programas gravados, foi identificada uma predominância da tendência em fortalecer o esporte-rendimento, sendo função da Educação Física Escolar contrapor essa perspectiva e trabalhar em prol de uma consciência corporal com atividades físicas que contemplem o desenvolvimento, o prazer e a qualidade de vida. Tem-se, então, a televisão como veículo de comunicação de massa presente na vida dos brasileiros desde a metade do século passado, mostrando-se viável como uma possibilidade pedagógica a ser explorada pelos professores de educação física, principalmente os programas Esportivos Televisivos apresentados diariamente pelos canais abertos de televisão.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1355&listaDetalhes%5B%5D=1355&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.