Resumo

A formação na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) apresenta-se como uma estratégia potente para as mudanças nas práticas e a construção de saberes na e para Atenção Básica à Saúde É nesse contexto que se insere o profissional professor de Educação Física na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará Passados treze anos de inserção da Educação Física emerge a necessidade de analisar a repercussão dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Estado do Ceará no exercício profissional dos egressos de Educação Física é o objetivo desse estudo Investigação do tipo exploratório descritiva com abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sob o parecer nº 511.593 Os sujeitos do estudo foram onze egressos de Educação Física que concluíram a RMSF no Ceará Para coleta de informações utilizamos a entrevista semi-estruturada com a Técnica do Incidente Crítico que busca o fenômeno a partir do aprendido com o seu exercício profissional atual (FLAMAGAN 1954) Quanto à técnica de organização dos resultados utilizamos a análise de conteúdo em sua modalidade temática onde apresenta diferentes fases em torno de três pólos cronológicos (1) pré-análise (2) exploração do material e (3) tratamento dos resultados obtidos e interpretação (BARDIN 2007) Os resultados evidenciaram a caracterização dos egressos/as quanto ao sexo idade modalidade de formação em Educação Física e pós-graduações após a conclusão do programa de RMSF Identificamos em sua maioria incidentes críticos de repercussão embora poucos foram os incidentes que não repercutiram no exercício profissional nos distintos cenários de práticas como na docência superior na educação básica política pública de esporte e lazer na Estratégia Saúde da Família/Atenção Básica (ESF/AB) em serviço de saúde na atenção e gestão de unidade de saúde bem como na área fitness Os incidentes críticos foram encontrados em categorias quanto ao perfil do egresso visão ampliada de saúde prevenção de doenças trabalho em equipe atuação intersetorial abordagem interdisciplinar e as categorias de processos pedagógicos da RMSF educação pelo trabalho problematização e metodologias ativas A formação na RMSF apresenta repercussões na prática dos egressos conforme as características dos espaços de atuação porém os incidentes de não repercussão tiveram destaque na ESF/AB Observamos também uma limitação na relação dos conceitos de categorias analíticas desse estudo com sua prática Evidenciamos que os programas de RMSF do Ceará não formam apenas para atuarem na Atenção Básica, mas esse adensamento tecnológico com toda a complexidade que exige a organização do cuidado dos processos saúde-doença e suas determinações sociais, gera aprendizados significativos para resignificação da atuação docente do profissional professor de Educação Física

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