Resumo

Ao observar em detalhe os jogos e as brincadeiras das crianças de hoje, em comparação aos jogos infantis do passado, constata-se que existem, obviamente, grandes diferenças. Com isso, há uma sensível diminuição do uso das brincadeiras tradicionais entre pais e crianças, causada, principalmente, pelas mudanças sociais que fizeram a família adquirir novos hábitos, diminuindo o tempo de permanência com os filhos, levando-os ao uso excessivo da TV e internet. A rapidez com que as transformações acontecem na sociedade, bem como os avanços tecnológicos, contribuem cada vez mais para o afastamento de crianças, jovens, adultos e idosos do mundo das cirandas, brincadeiras e brinquedos. Este mundo é repleto de sementes de possibilidades criativas, de instrumentos de inserção em uma sociedade marcada pelo preconceito e pela competição exacerbada e de possibilidades de falar e de ouvir. Com o objetivo de ampliar e aprimorar as vivências do lazer educativo durante o tempo livre, o projeto Ciranda Sesc propõe um resgate das formas que o brincar assume nos diferentes contextos do tempo e do espaço, através da realização de jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais e populares. Iniciado em 2008, o projeto completa seis anos de realização, tendo até o momento trabalhado as seguintes temáticas: brincadeiras populares, brincadeiras de papel, brincadeiras cantadas e brincadeiras de madeira.
 

Arquivo