Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a trajetória da participação de meninas no Projeto Crescer na Escola (PCE), atuante no município de Breves – Ilha do Marajó no estado do Pará. Como objetivos específicos buscamos: 1. Narrar a trajetória do Projeto em dez anos de atuação – 2009/2019, atentando para os aspectos socioeconômicos e culturais nos quais está inserido; 2. Entender como as meninas participantes enxergam a própria participação no projeto e a presença do esporte em suas vidas; 3. Discutir as questões de gênero que marcam a participação das jovens no projeto esportivo. O referencial teórico está baseado nos Estudos Culturais, na História Cultural e nos Estudos de Gênero. Os caminhos investigativos contaram com as entrevistas temáticas da História Oral e a pesquisa documental, além de dados georreferenciais do município de Breves. A metodologia de análise dos dados se baseou no quebra-cabeças, princípios da História Cultural de Sandra Pesavento. O grupo investigado foi composto por dois tipos de sujeito: pessoas e profissionais que ajudaram a criar e a manter o projeto, e meninas participantes e ex- participantes. Os resultados do estudo nos mostraram os objetivos e caminho que o PCE trilhou para se consolidar e a complexidade da participação de meninas em projetos sociais, no que tange às questões de gênero vivenciadas no ambiente esportivo do projeto.

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