Resumo

O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o Projeto Esporte Cidadão em termos dos fatores que inibiram e os que o impulsionaram e que se manifestaram por meio das práticas e representações dos sujeitos que dele participam. A pesquisa utiliza dados extraídos do Projeto Político-Pedagógico da escola e da Proposta Pedagógica do PEC; relatórios dos estagiários; redação dos participantes, atas das reuniões pedagógicas do projeto; atas das reuniões do Conselho do Projeto e do Conselho Escolar; livro de ocorrências; fichas de inscrição; relatos dos participantes, dos professores de Educação Física, de membros da comunidade e da diretora da escola, captados por meio da observação participante e registrados em diário de campo; entrevistas de elite com um jovem participante do projeto, com um membro da comunidade, com dois professores de Educação Física da escola, com o presidente do Conselho Escolar e com o secretário de Educação de Vila Velha; entrevista em grupo focal com o Conselho do Projeto; entrevista com 69 evadidos e 14 participantes do projeto; questionário com 111 participantes; entrevista em grupo focal com 12 mulheres participantes da hidroginástica; entrevista com 182 participantes e com 47 evadidas dessa atividade; depoimentos das pioneiras das atividades destinadas às mulheres; e cartas de reclamação endereçadas à coordenação do projeto. Para interpretar as ações verbais e práticas dos membros do projeto, utiliza a abordagem de Hirschman sobre saída, voz e lealdade. A análise das respostas, apoiada na Análise Crítica do Discurso, comprovou que, entre as razões de desinteresse e saída, sobressai a falta de competições internas e externas. Os problemas encontrados indicam dificuldade em atender aos interesses dos participantes e fidelizá-los ao projeto e apontam para a necessidade de reorientação da proposta pedagógica

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