Projeto Exercício e Coração: Uma Proposta Para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares a Partir da Prática de Atividades Físicas em Locais Públicos

Por: Bruno Temoteo Modesto, , Luiz Augusto Riani Costa, Tais Tinucci e Teresa Bartholomeu.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O combate às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é uma preocupação global. Em 2015, essas doenças foram responsáveis por 17,7 milhões de mortes no mundo. Dentre elas, destacam-se as doenças cardiovasculares (DCV) responsáveis por, aproximadamente, 31% das mortes (WORLD HEALTH ORGANIZATION). O desenvolvimento dessas doenças se associa à presença de fatores de risco, conhecidos como condições que quando presentes, predispõem ao aparecimento e desenvolvimento dessas doenças (PERDIGÃO, 2011). Dentre esses fatores, a inatividade física é reconhecida como um dos principais, com estimativa de responsabilidade por cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo, o que lhe confere a classificação de quarta maior causa de morte (HALLAL et al., 2012).

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.