Resumo

Iniciado em 2005 e tendo como público-alvo crianças e adolescentes abrigados,
o Projeto voltava-se a proporcionar vivências dos elementos da Cultura Corporal
de Movimentos, visando auxiliar o processo de transformação da realidade dos
envolvidos. Para o seu desenvolvimento, contou-se com a participação de alunos do
curso de Educação Física. O objetivo desta intervenção era proporcionar situações
que os capacitassem à atuação em diferentes espaços sociais e grupos etários,
possibilitando um engajamento crítico em sua formação profissional, além do
exercício de sua cidadania. Com tais preocupações, procurou-se verificar as impressões
dos discentes com relação às características, dificuldades e benefícios proporcionados
pela sua participação. Elaborou-se um questionário composto por 4 questões
fechadas, aplicado após o primeiro semestre de execução do projeto, em 7 dos 8
alunos envolvidos. Os resultados foram analisados de acordo com a quantidade de
ocorrências / eventos. Salienta-se que os alunos puderam optar, caso considerassem
necessário, por mais de uma resposta. Todos os discentes acreditaram que o trabalho
se aplicava e se voltava aos aspectos de Recreação e Lazer apresentando, assim, uma
visão ampla desta dimensão humana.A maior parte dos alunos envolvidos (57,14%)
afirmou que o motivo de adesão ao projeto foi conhecer a faixa etária atendida, ao
passo que 28,57% apontaram a oportunidade de observá-la. Apenas 1 dos discentes
(14,28%) afirmou que a sua preocupação era cumprir horas de atividades
complementares, exigidas pela Faculdade. Os discentes encontraram dificuldade
em: Organizar os participantes para a atividade e Ser respeitado / ouvido pelas
crianças (42.85%); Controlar a agressividade das crianças (28.57%). Os alunos
observaram como benefícios: a possibilidade de adquirir maior experiência com o
público atendido (42,85%), conhecer melhor o público alvo e o crescimento pessoal,
ambos com 28,57% das respostas. Conclui-se que os graduandos envolvidos
caracterizaram-se mais por ter preocupações de caráter formativo e optaram e
perceberam suas participações nas atividades como oportunidade de aquisição de
competências profissionais. Não ficou caracterizada a opção por este tipo de trabalho
com ênfase em uma característica assistencialista ou mesmo pragmática (com
objetivos imediatos). Desta forma, entende-se que o projeto proporcionou aos
discentes experiências complementares às aprendizagens ocorridas em sala de aula.

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