Projeto Ginástica Alegria na Escola: o Festival e Suas Possibilidades Superadoras na Escola

Por: , Cristina Souza Paraíso e Roseane Soares Almeida.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Ao identificar a situação caótica em que se encontra a educação pública no Brasil e em especial a Educação Física nas escolas públicas do Estado da Bahia: falta de estrutura adequada, falta de material, falta de professores qualificados, e mais especificamente, a constatação de que a ginástica está cada vez mais sendo excluída do contexto escolar, constatamos a necessidade de responder, emergencialmente, ao desafio posto. Desafio este, que não pode ser enfrentado individualmente. É imprescindível a formação de coletivos organizados para a necessária intervenção nesse processo. Dessa forma, a UFBA, enquanto uma instituição pública de ensino tem que responder a essa demanda social apresentada e contribuir com um projeto consistente e permanente com a escola pública, que esteja, fundamentalmente, comprometido com uma educação para emancipação humana. Assim, na perspectiva de se contrapor a essa dura realidade e apontar elementos que contribuam para a superação das contradições existentes, apresentamos o Projeto “Ginástica: Alegria na escola”, em uma ação integrada entre Universidade e escola pública.
O projeto está inserido na pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se vale de fundamentos teórico-metodológicos sobre desenvolvimento humano, teoria do conhecimento, projeto de educação e escolarização para além do capital, em busca de responder ao seguinte problema: “Como é tratada a ginástica nas escolas públicas, qual é a realidade concreta em que ela está inserida e quais as possibilidades de alterar significativamente a cultura pedagógica, considerando a perspectiva crítico-superadora do ensino da Educação Física?” 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5725

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.