Resumo

Durante a formação do graduando em Educação Física – Bacharelado, espera-se que este tenha toda condição necessária para atuar no mercado de trabalho de maneira consciente. Pensando nisso uma Instituição de Ensino Superior na região metropolitana de São Paulo/SP implementou o “Projeto Hidroginástica” vinculado à disciplina “Fundamentos das atividades aquáticas”, no qual os alunos, por meio de subsídios fornecidos pela professora responsável, desenvolviam e ministravam aulas para o resto do grupo. O objetivo deste projeto foi o de capacitar os alunos a trabalhar de maneira consiente e responsável durante as aulas de ginástica aquática preocupando-se coma as três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal). Participaram do projeto 218 alunos, sendo 143 do primeiro semestre, 64 do terceiro semestre e 11 do quinto semestre. A pesquisa teve delineamento longitudinal e utilizou-se do método qualitativo para a coleta e descrição dos dados. Foram observadas as três dimensões e apontados os pontos positivos e negativos em cada uma das aulas. O resultado aponta para uma grande dificuldade na percepção do tempo de realização do movimento dentro da água, assim como a postura profissional relacionada à segurança pessoal. A discussão após cada aula foi a grande responsável pelo êxito do projeto.

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