Resumo

APRESENTAÇÃO

Em trabalho subsequente ao relatório apresentado em junho de 2017, este documento destaca que os integrantes do Projeto Inteligência Esportiva continuaram seus trabalhos no intuito de avançar nas suas respectivas tarefas. Os coordenadores e suas equipes apresentam nessa versão atualizada do relatório, entregue ao Ministério do Esporte, e mais especificamente à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, o material produzido ao longo desses seis últimos meses.

Primeiramente apresentamos o processo de desenvolvimento do Banco de Dados do Inteligência Esportiva. Na sequencia o grupo coordenado pelo professor Dr. Fernando Marinho Mezzadri atualiza os dados dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa Atelta Pódio. Em seguida, a equipe coordenada pelo professor Dr. Fernando Renato Cavichiolli discorre sobre a Rede Nacional de Treinamento, mais especificamente, analisa os Centros de Iniciação ao Esporte (CIE’s) os quais se encontram em processo de inclusão no banco de dados criado pelo Projeto Inteligência Esportiva. Posteriormente, o professor Dr. Wanderley Marchi Jr apresenta dados relacionados aos Jogos Escolares Brasileiros.

O sétimo capítulo fica sob responsabilidade do professor Dr. André Mendes Capraro e sua equipe que apresentam o trabalho realizado frente à memória do esporte. Na sequencia a professora Dra. Doralice e sua equipe de trabalho esboçam sua pesquisa frente ao mapeamento da produção científica dos programas de pós-graduação relativa ao esporte. O professor Dr. Laércio Elias Pereira demonstra o andamento de sua pesquisa quanto a gestão da informação e a fronteira do conhecimento em esporte cujo objetivo geral é organizar e divulgar a informação e o conhecimento levantado e produzido pelo grupo de pesquisadores do Projeto Inteligência Esportiva. Por fim, discorremos sobre algumas atividades complementares desenvolvidas pelo Projeto neste segundo semestre de 2017.

Arquivo