Projeto Intervalo Interativo: Uma Experiência de Lazer na Unioeste

Por: Ilse Lorena Von Borstel Galvão de Queirós, Paula Santana Guimarães e Solange Demenighi.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.5 - n.9 - 2003

Send to Kindle


Resumo

A instituição educacional é provavelmente o espaço mais antigo em que a recreação e o lazer se efetivaram ao longo dos anos, de várias formas e com diferentes objetivos. Atualmente, nos grandes centros urbanos, professores de diferentes áreas do conhecimento, como também administradores escolares, cada vez mais, estão se preocupando com as questões da recreação e lazer no âmbito da educação. Este fenômeno se evidencia, principalmente, devido as atuais características da vida contemporânea, como: ingresso da criança cada vez mais precoce na escola e por muito mais tempo de vida por motivos predominante econômicos; a crescente transformação dos espaços nas cidades: moradias minúsculas, ausência de quintais, diminuição dos espaços públicos para o lazer, por outro, violência urbana que torna ruas e praças perigosas para a convivência infantil e juvenil. Isso tudo, faz com que o acesso ao lazer para esta clientela, seja cada vez mais difícil, apresentando escassas opções e oportunidades para a sua apropriação. Sob outro prisma, estudiosos da educação reconhecem, cada vez mais, os aspectos educativos que programas recreativos e de lazer propiciam aos educandos, propondo que as aulas das diferentes disciplinas tenham caráter lúdico e recreativo e o lazer seja integrado no projeto pedagógico das instituições de ensino e/ou fora dele, no tempo livre dos alunos enquanto recurso pedagógico.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/247

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.