Projeto Intervalo Lúdico: o Impacto Aos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza

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XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

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Resumo

Nos tempos de hoje, as escolas de ensino médio estão preocupadas somente com o desempenho de seus alunos para vestibulares, concursos e o mercado de trabalho, onde a excessiva carga horária pode ocasionar um grau de estresse muito elevado acrescido pela pressão de sucesso a qualquer custo. Com isso surge a necessidade de os alunos disporem de um momento de descontração e ludicidade para retornarem ao ritmo das aulas mais dispostos e relaxados. As escolas acabam não percebendo a importância do período de intervalo, horário onde o aluno tem de recompor suas energias para suas atividades. Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto apresentado pela a implantação do Projeto Intervalo Lúdico (PIL) aos alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). O projeto de extensão (PIL) é realizado todas as terças e quintas-feiras na hora do intervalo no pátio do IFCE, com o intuito de resgatar brincadeiras populares, jogos de mesa, jogos contemporâneos e músicas; ocupando esse período de tempo para descanso, o projeto está sendo realizado há dez meses. O projeto funciona com a participação de oito bolsistas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, que planejam, organizam e executam as atividades lúdicas junto aos alunos. Como referência, utilizamos os autores Dumazedier, Piaget e Rolim e Marcellino, que serviram de direcionamento para as observações durante o trabalho. A pesquisa teve como metodologia a observação participante, onde através da interação direta com os participantes analisou-se seu efetivo envolvimento nas atividades e as mudanças ocasionadas aos alunos do ensino médio a partir do início do projeto. E com os principais resultados identificamos que os alunos precisam dessas atividades lúdicas para seguir as longas horas dentro de uma sala de aula, o que também contribui para uma política de socialização e integração entre os alunos de diferentes cursos e áreas de atuação. Através das observações realizadas constatou-se a integração entre os alunos de diferentes cursos, inclusive a participação de alguns professores e servidores usufruindo das atividades do projetos
 

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