Resumo

Realizar atividades físicas é uma necessidade humana. Quando essas são bem orientadas, fundamentadas e estimuladas têm todas as condições de beneficiar os indivíduos e as instituições, pois se caracteriza numa prática educativa que proporciona o desenvolvimento do ser humano de forma holística, ou seja, em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivo-sociais e espirituais. Atualmente, nos grandes centros urbanos, organizadores de congressos científicos, cursos de atualização e reuniões de trabalho de diferentes áreas do conhecimento, como também administradores de empresas comerciais e industriais, cada vez mais, estão contratando profissionais da Educação Física para proporcionarem programas de recreação e lazer e/ou ginástica laboral, de curta duração, para serem desenvolvidas no início e/ou durante e/ou final da programação prevista ou local de trabalho, com o intuito de motivar e integrar os participantes, bem como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Neste contexto, a disciplina de Lazer e Recreação do 4º ano do Curso de Educação Física – Bacharelado, se propôs a desenvolver o projeto de ensino “MOMENTO-MOVIMENTO”, visando realizar diferentes vivências corporais de 10’, no início ou final das aulas de disciplinas de diversos cursos de graduação da Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Teve como objetivo capacitar os discentes do Curso de Educação Física para trabalhar com propostas corporais lúdicas e reflexivas adquirindo conhecimentos na área da Recreação, refletindo sobre estas possibilidades de aprendizagem e crescimento na sua transferência para o mercado de trabalho. Paralelamente, despertar, motivar e sociabilizar alunos dos outros cursos de graduação, propiciando um clima favorável e uma maior disposição para a participação das aulas subseqüentes de determinadas disciplinas.

Acessar