Projeto Político-pedagógico, Diretrizes Curriculares e o Embate Epistemológico na Formação Inicial em Educação Física

Por: Lucas Prado Carvalho.

2009 31/08/2009

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Resumo

O presente trabalho visou analisar os elementos que constituem a formação de professores em Educação Física numa Instituição de Ensino Superior (IES) pública, localizada na região Oeste do Paraná. Objetivos: Analisou-se o Projeto Político-Pedagógico do curso de graduação em Educação Física da IES pública e o coordenador desse curso foi entrevistado. Visou-se à compreensão dos princípios que norteiam a formação inicial em Educação Física, a partir dessa IES. Assim, a compreensão sobre os elementos que fundamentaram sua proposta curricular possibilitou o conhecimento sobre os desdobramentos na produção de significados atribuídos à formação profissional em Educação Física na IES pública em estudo. O objetivo central, em virtude a compreensão sobre os elementos, fundamentou-se no processo de implantação do Projeto Político-Pedagógico da IES pública pesquisada; foi possível compreender como se desenvolveu o processo de reforma curricular no curso dessa IES; e ainda, foram conhecidas, na perspectiva do coordenador do curso, as tensões sobre a legitimação instaurada no campo acadêmico, provenientes da discussão da reforma curricular e como esses elementos desdobraram-se no projeto curricular. Procedimentos Metodológicos: Para o desenvolvimento desse estudo, foram utilizados um recorte das técnicas de Análise de Conteúdo e uma entrevista semi-estruturada. Considerações Finais: houve um processo intenso de debates no campo da Educação Física para a constituição das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física, e, esse processo desdobrouse na IES pesquisada. Também houve dissonância entre a proposta curricular e o intenso debate das discussões no campo da Educação Física.

Endereço: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92452

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