Projeto Sou Feliz... Resgate da Cidadania e Melhoria de Qualidade de Vida Por Meio de Extensão Universitária

Por: Diogo Hersen Monteiro, Giselle Kicia de Almeida, Luciana Bernardes Vieira de Rezende Hersen Monteiro e Tonia Costa.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada pelos integrantes do “Projeto Sou Feliz... me orientando”, desdobramento do "Projeto Sou Feliz... ensino Educação Física", que proporciona atividades de Educação Física escolar em instituição que acolhe menores socialmente desfavorecidos no Rio de Janeiro. Ainda estimula o interesse das crianças em novas formas de descobrir o mundo, de relacionar-se e de iniciar-se com dignidade como cidadão. Questionários semi-orientados buscaram identificar a importância atribuída à participação no projeto por 16 dos 18 integrantes da equipe. Análise dos questionários constatou a importância atribuída a participação no projeto em decorrência das possibilidades de conhecer outros lugares e culturas. As crianças destacaram especificamente o brincar e modificações comportamentais. Segundo elas, são outras pessoas: mais felizes, seguras, melhor integradas ao convívio social. Uma Educação Física escolar comprometida com a questão social se dá por meio de atividades específicas que possibilitam ao aluno a tomada de consciência de seu corpo nas dimensões culturais, sociais, políticas e biopsicológicas. A perspectiva crítica permite a inclusão social e o resgate da cidadania por meio do esporte. É o exercício do compromisso com a educação de qualidade, responsabilidade social e atitude cidadã de construção de melhores condições de vida para todos.
 

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.