Resumo

Objetivo:
Apresentar o projeto “Tetratlo de Atletismo” desenvolvido no quinquênio 2007-2011 que envolveu crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, e de Programas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Belo Horizonte.

Método e resultados:
O Tetratlo de Atletismo é um evento esportivo constituído por quatro provas: corrida de velocidade; corrida de meio-fundo; salto em distância; e lançamento da pelota. Visando abranger diferentes faixas etárias, foram constituídos três módulos que corresponderam às idades referentes ao 2º. e 3º. ciclos, e ensino médio. O Tetratlo foi estruturado em três etapas. A primeira aconteceu no âmbito dos Núcleos vinculados a Programas da SMEL, onde os participantes conheceram e experimentaram as atividades. Para a Etapa 2 foram constituídas equipes representativas dos Núcleos visando participar de uma competição realizada no âmbito Regional. Nesta etapa, além de serem premiadas as crianças e os adolescentes que conseguiram os melhores resultados, receberam troféus os Núcleos que obtiveram, através de seus alunos/as-atletas, as melhores colocações. Para a Etapa 3 foram selecionados os três primeiros colocados de cada evento da Etapa 2 por gênero e módulo. Na quinta edição realizada no ano de 2011 participaram aproximadamente 12.600 crianças e adolescentes vinculados aos Núcleos do 2º. Tempo Escola Integrada e Núcleos do Programa BH Cidadania das nove Regionais de BH.

Conclusão:
Esta iniciativa possibilitou a experimentação de práticas associadas ao Atletismo e oportunizou o surgimento do interesse pela modalidade. As crianças e adolescentes vencedores da Etapa 3 apresentaram notável aptidão para provas do Atletismo.