Projetos de Trabalho e Educação Física em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: a Construção Possível Que Acontece na Escola

Por: Márcio Cardoso Coelho.

196 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este estudo, uma investigação de natureza qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico sobre a organização do currículo por projetos de trabalho em uma escola da Rede Municipal de ensino de Porto Alegre/RS. O estudo foi realizado com o coletivo docente do ano ciclo de B10, com a supervisora pedagógica, orientadora pedagógica e com o diretor da escola, de forma a compreender como a Educação Física se organiza como componente curricular dentro dessa estrutura. O trabalho de campo foi realizado no ano letivo de 2016, em que convivi com esse coletivo docente, observando suas rotinas, dinâmicas e construções pedagógicas. O produto da pesquisa foi construído através de duas categorias de análise que emergiram dos instrumentos de coleta de informações, partindo dos diálogos, das entrevistas semiestruturadas, dos registros no diário de campo, observações participantes e análise de documentos. Após o processo de descrição, análise, interpretação e compreensão do estudo foi possível inferir a potencialidade dos projetos de trabalho como organização curricular que, dentro das possibilidades demandadas pela realidade de uma escola da rede pública de ensino, (re)significa aspectos importantes da cultura escolar, como a micropolítica da escola; amplia o trabalho coletivo; potencializa a interdisciplinaridade; valoriza a educação para a diversidade e procura promover os aspectos globais e complexos do conhecimento, tudo isso partindo da realidade do aluno e dos aspectos locais, tornando-se uma opção contra hegemônica de pensar escola, currículo e função social da educação.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/168915

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.