Resumo

Resumo: A prioridade governamental e a concepção do esporte educacional são fatores de forte influência à constituição dos projetos e programas sociais esportivos no Brasil. A tese teve por objetivo analisar a concepção do esporte educacional, sua materialização nos projetos e programas sociais esportivos e as contribuições do Programa Segundo Tempo nesse contexto. Três artigos compõem a tese. O primeiro, uma revisão narrativa, objetivou identificar fatores de origem, expansão e consolidação dos projetos e programas sociais esportivos no campo esportivo brasileiro. Como fatores de origem, destacam-se o reconhecimento do potencial educacional do esporte e a prioridade de governo às políticas sociais para a infância, a adolescência e a juventude. Como fatores de expansão e consolidação, destacam-se as leis infraconstitucionais e a criação do Ministério do Esporte. O segundo artigo, uma revisão sistemática, objetivou apresentar o estado da arte de projetos e programas sociais esportivos brasileiros, a partir da produção científica constituída no campo da Educação Física. Foram selecionados e categorizados 38 artigos originais publicados entre 2004 e 2013. Concluiu-se que os artigos priorizam aspectos pedagógicos, documentando a contribuição da área da Educação Física em diversas realidades nacionais. O terceiro artigo, um estudo descritivo, objetivou analisar o Programa Segundo Tempo como um modelo de desenvolvimento pedagógico do esporte educacional. Com relação ao desenvolvimento da proposta, foram descritas e analisadas: a parceria com as universidades, a elaboração e as ações de aprimoramento do referencial teórico e as ações pedagógicas junto aos convênios. Concluiu-se que o processo descrito é passível de referenciamento a políticas públicas de esporte educacional no Brasil. Verificou-se, de forma geral, um forte vínculo entre os projetos e programas sociais esportivos no Brasil e os princípios do esporte educacional, e uma carência de propostas pedagógicas para a materialização de tais princípios. Nesse sentido, a contribuição do Programa Segundo Tempo se dá pelo desenvolvimento de sua proposta pedagógica.

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