Prólogo

Parte de Educação Pelas Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer . páginas 4

Resumo

Prólogo

Dentre os fatos que influíram decisivamente na evolução da Educação Física brasileira, a partir da década de 50, ressalta-se a valiosa contribuição oferecida pelo renomado Mestre francês, Auguste Listello. Membro destacado de uma equipe de técnicos do Instituto Nacional de Esportes.de Paris, responsável pelo "Sistema de Educação Física Esportiva Generalizada" lançado naquele País, sagrou-se lídimo introdutor do mesmo no Brasil e em outros países da América do Sul, onde levou a perder de vista as formas tradicionais de trabalho físico até então utilizadas.

Especialmente convidado pelo então Departamento de Educação Física de São Paulo, em face de sua destacada presença na 2. a Linguiada (1949), à frente de uma equipe de ginástica representativa do Instituto Nacional de Esportes de seu Êaís, participou pela primeira vez como professor do II Curso de Aperfeiçoamento Técnico Pedagógico de Educação Física (Santos, 1952) e desde então voltou ao Brasil por doze vezes, até 1976, a convite de instituições oficiais, tal a profundidade da mensagem científica, social e humana com que sempre mais se identificava com a índole, o espírito e os anseios dos professores brasileiros.

A maneira espontânea, autêntica, dinâmica e entusiástica de apresentar seu trabalho revelava não só uma técnica pedagógica convincente, mas igualmente um conteúdo filosófico e sociológico altamente significativo, estando sempre presente a preocupação de difundira atividade física como um direito de todos, no seu mais amplo e autêntico sentido educacional e humano, indiferente aos problemas de ordem física, social e econômica.

Ainda de sua contribuição em 1976, visitou nove Estados brasileiros, a convite de instituições oficiais e Escolas de Educação Física, atendendo a mais de mil professores. Por tudo quanto ofereceu, soube se fazer merecedor do reconhecimento e da admiração dos professores brasileiros, que o têm como exemplo de autêntico educador. Mas ainda não está satisfeito o grande brasileiro, nascido francês, na sua vontade incontida de ser útil ao nosso País. Quis congregar seus "doze anos de experiência e de realizações em um estabelecimento de ensino público", no sul da França, consagrando-os nesta obra que constitui sua homenagem ao "País que lhe depositou uma confiança total esem reserva, desde julho de 1952", conforme sua própria expressão, em mensagem dirigida ao Senhor Ministro da Juventude e dos Esportes da França, em 12.4.1976.

0 grande mérito de sua obra, a par da exatidão com que relata uma nova concepção do ensino das atividades físicas, esportivas e de lazer, é a vivência de uma verdadeira educação e a fundamentação essencialmente pedagógica e humana que a caracteriza, ante a "possibilidade, o interesse e a satisfação manifestada pelos alunos, face ao seu progresso, ao alcance de seus resultados esportivos e à evolução de sua mentalidade", inclusive com vistas à preparação para as atividades de lazer do futuro cidadão.

Entretanto, para constatar o quanto de apaixonante pode existir nesse trabalho, será preciso que os professores de Educação Física se disponham realmente a educar e a não perder de vista os aspectos "físicos", "sociais" e "morais" do processo eduXVII » cativo, tarefa essa que estará na dependência da qualificação, da vontade e do entusiasmo dos profissionais do ensino.

Com a edição desta obra estará ampliado um caminho para a reformulação de princípios, técnicas e procedimentos em Educação Física que, sabiamente aplicados, poderão conduzir o aluno a uma formação educacional fisicamente saudável, mentalmente estimulante, socialmente útil e moralmente dignificante e o professor à condição de conselheiro e amigo, de verdadeiro educador, "amado e respeitado por todos os seus alunos" e especialmente pela comunidade a que estará então ajudando a construir, com base em princípios de humanidade e justiça, de oportunidade para todos, de valorização do indivíduo e, sobretudo, de respeito aos princípios que devem reger toda sociedade democrática.

Prof. A. Boaventura da Silva 

Arquivo