Promoção do Bem-estar Para Pessoas com Deficiência: Iniciativas do Programa Uniafa – Atividades Aquáticas e Seus Benefícios

Por: Angela Schone, Anne Caroline Duarte, Darlan Boaro, Douglas Roberto Borella, Gabriela Simone Harnisch e Jalusa Andreia Storch.

Conexões - v.11 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Considerando que as atividades aquáticas também contemplam programas de atividade física direcionadas a pessoas com deficiência, o presente estudo tem como propósito explanar acerca das atividades aquáticas do Programa UNIAFA – Atividades Físicas Adaptadas na UNIOESTE. Esta atividade conta com a participação de oito (8) pessoas com deficiência, com idades entre quatro (4) e 62 anos, sendo seis (6) do gênero masculino e dois (2) do gênero feminino, os quais apresentam deficiência intelectual, física e/ou sensorial. Mediante a percepção relatada pelos participantes (ou seus responsáveis, quando crianças) em relação aos benefícios para a saúde proporcionados por meio das atividades aquáticas, identificou-se que oito (8) declararam apresentar melhoras nos aspectos físicos e apenas um (1) destacou a melhora dos aspectos psicológicos e sociais. Em relação aos motivos que participam das atividades aquáticas, através dos próprios participantes ou seus familiares, cinco (5) citaram por gostar de praticar atividades físicas, dois (2) participam por influência da família e um (1) por lazer.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/976

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.