Resumo

Introdução: A escola promotora da saúde, participante do Programa de Saúde na Escola (PSE) deve ampliar uma nova visão para a área de Educação Física onde podemos considerar que o desenvolvimento infantil, está vinculado à sociedade, ao meio em que a criança vive, a alimentação, ao ambiente familiar dentre outros. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física. Amostra: Este estudo foi caracterizado como Transversal de cunho exploratório. Foram avaliadas 30 crianças do sexo masculino e feminino, com idade entre 08 e 15 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculadas na rede de ensino do Distrito Federal. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário contendo 05 questões fechadas. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário adaptado de V CONNEPI, (2010). Resultados: Através do questionário o diagnóstico permitiu o reconhecimento dos alunos, no decorrer das respostas, entendem que a saúde está vinculada às atividades trabalhadas, mas algumas não dominam e não sabem nem do que se trata passando a entender que precisa haver um incentivo maior a partir dos próprios professores. Considerações Finais: Nesse sentido, a Educação Física enquanto área de conhecimento da saúde deve ser vista como disciplina que trabalha e insere as ideias de promoção da saúde e não como um mero instrumento de prevenção de doenças, formando gerações mais fortes.

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