Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho

Por: Alberto J. N. Ogata e Michael P. Odonnell.

5Ed. 764 páginas. Art & Science of Health Promotion Institute, SESC. 2018

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este livro foi escrito com três públicos em mente. A primeira audiência, e talvez o mais importante, são os estudantes, a maioria dos quais são jovens com mentes abertas e paixão, pessoas que ainda estão formulando planos de carreira. Nossa esperança é que este livro abre suas mentes para um plano de carreira através do qual eles possam ajudar as pessoas a ter uma experiência aprimorada de saúde e bem estar, transformar os locais de trabalho em comunidades que cuidam de seus trabalhadores enquanto eles melhoram a produtividade e controlem o aumento dos custos em assistência médica, tudo o que vai ajudá-los a manter-se financeiramente sustentáveis e profissionalmente bem sucedidos. 
O segundo público, e provavelmente o maior, é o rápido crescimento da rede de profissionais que abraçaram a promoção da saúde como uma carreira. Nossa esperança para eles é fornecer os conhecimentos e ferramentas que eles precisam para ser tão eficazes quanto possível em seu trabalho, e por sua vez, contribuírem para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhões de pessoas todos os dias. O terceiro grupo é dos profissionais de recursos humanos que não tenham escolhido a promoção da saúde como uma carreira, mas foram encarregados de implementar programas para seus clientes ou em suas próprias organizações. Nossa esperança para eles é fornecer uma sensação tangível de como os programas devem funcionar, para que eles saibam como contratar as melhores pessoas para ajudá-los e como monitorar e supervisionar a implementação bem sucedida e evolução de um programa. 

O QUE HÁ DE NOVO NESTA EDIÇÃO?
 A 4ª edição do livro Promoção da Saúde no Local de Trabalho foi significativamente revisto a partir da terceira edição, que foi publicada em 2002.1 O livro, em geral é organizado em torno do quadro conscientização, motivação, Competências e Oportunidade (AMSO) que eu publiquei pela primeira vez em 2005.2 Dos 23 capítulos, 9 são novos. O Quadro AMSO é descrito no capítulo três e serve como a estrutura conceitual para o livro. Outro novo capítulo sobre marketing e comunicação complementa outros três capítulos sobre questões de gestão. 
Uma nova seção de cinco capítulos sobre teorias fundamentais da mudança de comportamento também foi adicionado, com capítulos separados sobre a fixação de metas e de auto-regulação, o Modelo Transteórico, incentivos intrínsecos e extrínsecos, auto-eficácia, e customização. A seção sobre o aumento das oportunidades inclui novos capítulos sobre as normas sociais e apoio social. Finalmente, foi adicionado um novo capítulo sobre as pequenas empresas. 
Dos restantes 14 capítulos, 8 são de autoria ou co-autoria de autores novos para o livro, os quais foram adicionadas novas perspectivas. Seis dos capítulos são escritos pelos mesmos autores como a 3ª edição. Todos esses capítulos foram atualizados para refletir novas pesquisas e práticas. Por exemplo, o capítulo sobre como projetar programas de promoção da saúde no local de trabalho tem uma nova seção sobre como financiar programas usando métodos além de reduzir custos médicos. 
O capítulo de controle de peso reflete a crise global que ainda não era visível quando a 3ª edição foi escrita e da falta de eficácia da maioria das abordagens atuais. O capítulo de controle do tabaco reflete os notáveis avanços feitos na ciência da cessação do tabagismo que fazem erradicação deste hábito entre as populações de trabalho uma realidade. 
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.