Resumo

Introdução: Nas aulas de educação física em turmas mistas, os textos oficiais e a literatura científica advogam que é preciso adaptar as regras e criar estratégias para incluir todos os alunos nas aulas. Objetivo: descrever as estratégias didáticas para promover a equidade de gênero e de desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física. Metodologia: Neste relato de experiência descreve-se as estratégias utilizadas nas aulas do autor, com suas turmas de educação física do Ensino Fundamental. Resultados: divisão de equipes alternando meninas e meninos, sendo que os últimos tiram “dois ou um” e escolhem a equipe que querem jogar e qual equipe começa jogando; no futsal e no handebol, o gol dos meninos vale um ponto e o próximo gol deve ser das meninas, o gol da menina vale dois pontos e acaba o jogo; no futsal os meninos só podem dar dois toques consecutivos na bola; na queimada os meninos só podem queimar os meninos e as meninas podem queimar os dois gêneros; no voleibol, o saque pode ser realizado mais próximo ou mais longe da rede, a depender do nível de habilidade; nas turmas do 6o ano, a bola pode dar até três pingos não consecutivos na quadra que a bola continua em jogo, se a equipe vence, a próxima partida diminui para dois pingos e assim consecutivamente; no atletismo (salto em distância, arremesso de peso e corrida de revezamento), todas as provas são coletivas, somando-se os pontos da equipe. Conclusão: As estratégias didáticas utilizadas buscam promover a equidade de gênero e desempenho, equilibrando a força das equipes e adaptando as regras para favorecer o melhor desempenho das meninas nos jogos, mas também adequando as tarefas ao nível de habilidade dos alunos, de acordo com os princípios de uma pedagogia diferenciada

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