Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar elementos inerentes a uma sistematização curricular para a Educação Física no Ensino Médio Integrado, desenvolvida de forma colaborativa por professores de um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa com as características de cunho qualitativo, do tipo descritivo. A amostra do estudo contou com a participação de seis professores de um Instituto Federal. Foi construído, de maneira colaborativa, um documento que apresenta possibilidades de diálogo com as diferentes características locais e que contém uma estrutura coerente com o que se pode implementar nas diferentes escolas em que os professores que fizeram parte da produção atuam. A especificidade de conhecimentos curriculares apresentados na Proposta Curricular vem demonstrar que, para os professores participantes do estudo, a Educação Física não está atrelada ao caráter funcional, relacionado ao saber-fazer de práticas corporais, à aquisição de habilidades necessárias ao desenvolvimento das profissões ou mesmo, restrita à prevenção de patologias causadas no ambiente laboral. Cabe a Educação Física cumprir sua função de componente curricular dessa modalidade de ensino, a qual, pode contribuir com a formação necessária para a vida, ao exercício da cidadania e à compreensão do contexto cultural em que os sujeitos fazem parte.

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