Proposta Curricular Voltada à Pessoa com Deficiência, Para os Cursos de Graduação em Educação Física

Por: Cleusa Maria Schneider.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O propósito desta investigação foi compartilharde uma reflexão críticaacerca da Educação e fazer uma revisão nos diversos aspectos que compreendem uma proposta transformadora. O educador tem sobre si o encargo de promover a revisão dos critériose práticas do sistema educativo que favoreçam o aprimoramento da escola. O objetivo principal consistiu em construir uma proposta curricularvoltada à pessoa com necessidades educativas especiais, para que esta receba a educação de direito e em âmbito menos restrito possível. AAtividade Motora Adaptada é a tentativa de adequação curricular que estabelece estratégias específicas às necessidades especiais. Apolítica pedagógica com proposta de inclusão, através da Lei de Diretrizes e Bases (1996), sugere normativas claras que constituem o marco legal para a inclusão. Utilizamos metodologia de natureza qualitativa, caracterizada pela flexibilidade que oportunizou a investigação do nosso objeto de estudo. A técnica usada para obtenção de informações foi: questionário, para professores que atuam no ensino de alunos com necessidades educativas especiais, e entrevista semi-estruturada para professores que atuam no 39 grau com disciplina referenteà Atividade Motora Adaptada; AnáliseDocumental dos ementários e dos planos de ensino da disciplina. Através da síntese analítica foram encontradas as unidades significativas. Tal investigação permitiu-nos a valoração destas unidades que resultaram na sinalização dos assuntos que configuram uma proposta curricular que atenda às exigências na formação do profissional e que permita um intercâmbio de idéias sobre o assunto, entre as instituições de ensino superior.

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