Proposta de Ensino de Sapateado Para Crianças Surdas

Por: Keila Ferrari Lopes e Paulo Ferreira de Araújo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.17 - n.1 - 2009

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Resumo

O sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para um bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino de sapateado para criança surda. Se o problema para plena realização desta atividade é a deficiência auditiva e dificuldade de percepção rítmica, nosso objetivo específico foi tornar possível o aprendizado do sapateado pela criança surda através da compreensão das estruturas rítmicas e percepção da vibração dos sons feitos pelas batidas dos pés. Recorremos à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. O grupo foi constituído por cinco crianças surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Itu (APADAI). Foi possível observar que mesmo havendo variação entre: experiências anteriores, grau de interesse e repertório motor o grupo executou as atividades atingindo o objetivo desejado ao executar coreografias adaptando-se a um ritmo comum ou satisfatório.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/971

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