Proposta Metodológica na Hidroginástica Aplicada a Pessoas Portadoras de Osteoporose: Uma Discussão a Partir da Prática Discente

Por: Gabriela Horbert Fidalgo Pereira e José Luiz Anjos.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo


Introdução: O Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal
do Espírito Santo, em abril de 2005, iniciou o Programa de Extensão e
Desenvolvimento Social. Esse programa conta com diversas práticas corporais
que visam atender a comunidade em geral, estando entre elas a hidroginástica.
A procura pelas aulas de hidroginástica foi exclusivamente pelo público
feminino, com idades acima de 45 anos, com finalidades diferenciadas como a
recomendação médica por apresentar anomalias ou patologia osteoarticulares,
como a osteoporose e artrose. Objetivo: O artigo objetivou lançar uma proposta
metodológica de atividades de hidroginástica que visa minimizar os danos da
artrose e osteoporose, proporcionando melhorias nas diversas funções do
individuo portadores dessas patologias. Metodologia: O processo metodológico
será realizado: no primeiro momento, de uma revisão bibliográfica acerca da
tríade hidroginástica, osteoporose e artrose. No segundo momento, construiuse uma proposta metodológica de aula de hidroginástica, para n = 10 alunas de
hidroginástica do projeto extensão CEFD/UFES, dentre as quais n = 6 alunas
apresentam patologias degenerativas ósseo-articular. Discussão: Constatamos,
pela literatura, que depois de iniciado o processo patológico do desgaste articular
e da perda óssea o máximo que se pode fazer é minimizar esses danos.Hábitos
de vida saudáveis e a prática de atividades físicas são fundamentais durante
toda a vida. Conclusão:A hidroginástica possui efeitos positivos no tratamento
desses indivíduos, principalmente no que diz respeito aos fatores secundários,
não podendo ser utilizada como único tratamento.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/62_Anais_p235.pdf

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