Proposta Metodológica Para o Desenvolvimento da Capacidade de Resistência de Longa Duração no Ensino Preparatório em Portugal

Por: António T. Marques.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este estudo é parte de um outro sobre o desenvolvimento da Capacidade de Resistência em crianças e jovens de ambos os sexos, do 5a ao 9o ano de escolaridade, da região metropolitana do Porto. Esse estudo, de que se dá conta apenas de alguns resultados relativos ao Ensino Preparatório (5° e 6 o anos de escolaridade), abrangeu uma população de cerca de 1350 indivíduos de 20 escolas. Após a apresentação do problema, situa-se a importância da Capacidade de Resistência de Longa Duração. Seguidamente, é apresentado o perfil do programa de treino no respeitante a meios e métodos de treino aplicados, à carga administrada e aos planos de algumas secções. Finalmente são apresentados, de forma condensada, os principais resultados do estudo bem como as conclusões e recomendações metodológicas para a prática das actividades de Educação Física e Desporto na escola.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.