Proposta Metodológica de Treinamento Aeróbico Para Mulheres na Faixa Etária dos 45 Aos 55 Anos de Idade, com Níveis Hormonais na Faixa de Menopausa, Para Melhoria da Eficiência Cardíacaem Repouso

Por: Maria Amelia Roth e P. Cléo Ribeiro.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar uma metodologia de trabalho aeróbico para obtenção de melhores respostas cardíacas em mulheres na faixa etária dos 45 aos 55 anos de idade, com níveis hormonais característicos da menopausa. A amostra foi dividida em grupos: GC (grupo controle, sem atividade física, N=6) E GEA (grupo com atividade física aeróbica, N=7). O parâmetro cardíaco utilizado para resposta ao exercício aeróbico foi a freqüência cardíaca de repouso. O programa foi realizado em bicicleta ou esteiraergométrica entre65% e 75% dafreqüência cardíaca máxima deerforço prevista para a idade, tendo a duração de 12 semanas: 4 primeiras semanas período de adaptação, nas 2 primeiras o tempode duração de cada sessão foi de 20 minutos, nas 2 seguintes 30 minutos, passando para 40 minutos até a última semana. Aestatísticaaplicada paraa diferença de médias entre os grupos GC e GEA entre pré e pós -teste, na variável FCR (bpm), foi o Teste Duncan onde foi encontrado na relação GC, GEA (p=0,03) indicando que houveram diferenças estatisticamente significativas entre as médias do pós-teste e dessa emrelação às médias dopré-teste emfavor dogrupo GEA no pós-teste. Concluiu-se que em apenas 8 semanas de treinamento, considerando-se que as 4 primeiras eram para adaptação, houveram aumentos no V02 max e reduções na FCR, promovendo melhoras na eficiência cardíaca de repouso de mulheres na faixa etária dos 45 aos 55 anos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.