Proposta Teórica de Um Modelo de Treinamento Para Aplicação em Academias de Ginástica

Por: .

157 páginas. 1988 15/07/1988

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo inicia-se pela análise dos processos fisiológicos observados no envelhecimento e a influência dos mesmos na perda de capacidade física das pessoas. Prossegue abordando os efeitos e peculiaridades do treinamento físico em sedentários, mulheres e crianças: clientela normal das academias de ginástica. Em seguida, são apresentados dois questionários cujas respostas balizaram o desenvolvimento do trabalho: o primeiro, com a finalidade de verificar quais são as cinco maiores necessidades dos profissionais que militam nas academias, foi aplicado em 123 professores nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Belém, o segundo, visando detectar as necessidades dos alunos, foi aplicado em 1.380 alunos de academias do Rio de Janeiro. Em atenção às carências apontadas pelos questionários, o trabalho prosseguiu apresentando sucessivamente: qual a metodologia a ser utilizada para a avaliação inicial do aluno, como deve ser realizada a prescrição de atividades e exercícios, quais os princípios científicos que devem orientar o treinamento, quais as qualidades físicas que deverão ser trabalhadas na academia e qual a forma mais adequada de realizar este treinamento. Complementando o trabalho foi abordado mais um tópico que, embora não houvesse sido apontado com prioridade na sondagem realizada, se revelou de suma importância: a periodização do trabalho realizado na academia.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1884&listaDetalhes%5B%5D=1884&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.