Proposta de Um Instrumento Para Avaliação da Autonomia do Idoso: o Sistema Sênior de Avaliação da Autonomia de Ação (syssen)

Por: Paulo de Tarso Veras Farinati.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.6 - n.6 - 2000

Send to Kindle


Resumo

O texto descreve uma nova técnica de avaliação da autonomia do idoso, oSistema Sênior de Avaliação da Autonomia de Ação(SysSen), bem como as estratégias adotadas para sua validação. O sistema é formado por um questionário de atividades físicas (Questionário Sênior de Atividades Físicas - QSAP) e de um teste de campo (Teste Sênior de 'Caminhar e Transportar' - TSMP). O QSAP visa quantificar as necessidades dos idosos para uma vida autônoma, em termos de força de membros superiores (FO) e de capacidade cardiorrespiratória (PA), através de uma entrevista em quatro partes. A primeira considera as atividades cotidianas no domicílio, profissionais e de tempo livre. A segunda avalia o contexto ambiental. A terceira aprecia as dificuldades para tarefas cotidianas e os sentimentos quanto às atividades que se gostaria de fazer e/ou retomar. A quarta considera o ponto de vista do entrevistador sobre as informações recolhidas. Obtém-se um índice para o conjunto das necessidades reveladas pelas partes do questionário (Índice de Autonomia Exprimida - IAE). No TSMP o indivíduo marcha 800m de forma acelerada, transportando pesos específicos segundo o sexo. Calcula-se um índice representativo do potencial de realização das tarefas que dependem da interação funcional da FO e PA (Índice de Autonomia Potencial - IAP). Cruzando as informações obtidas, estabelece-se uma razão autonomia potencial/exprimida (IAP/IAE) - Índice Sênior da Autonomia de Ação (ISAC).A pertinência do SysSen foi verificada por meio da comparação com outros instrumentos de avaliação e pela observação da coerência interna e estrutural dos índices obtidos (validade de estrutura, conteúdo e critério). A fidedignidade inter e intraclasse foi investigada através de teste-reteste. A estabilidade das equações de regressão dos índices IAE e IAP foi testada por validação cruzada. Os resultados indicam que os instrumentos que compõem o SysSen são válidos e suas equações, estáveis. A comparação com outras técnicas de avaliação revela que o SysSen pode ser útil no estudo da autonomia funcional sob uma perspectiva positiva, fato raro quando se trata de instrumentos de avaliação gerontológica

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922000000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.