Proposta de Utilização da Análise de Ensino no Planejamento Curricular de Educação Física Escolar

Por: Maria C. S. Bernat.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Partindo da necessidade de tornar mais eficiente o ensino da Educação Física na escola, o trabalho pretende justificar a utilização do método de análise do ensino no planejamento curricular. O método é desenvolvido em etapas: (1) especificação do objetivo final; (2) identificação das habilidades principais; (3) identificação das habilidades subalternas; (4) especificação dos objetivos intermediários; e (5) confecção de um diagrama. O diagrama poderá resultar em um tipo linear, ramificado ou misto, dependendo da natureza da habilidade a ser ensinada. Através da análise do diagrama é organizada a sequência de ensino até a avaliação. O trabalho enfatiza a importância da análise de ensino no planejamento curricular porque: (1) a sequência de ensino é fundamentada em habilidades e nâo em conteúdos; (2) permite organizar a sequência de ensino a partir da hierarquia e combinação de habilidades; (3) facilita o processo de transferência de aprendizagem; (4) facilita a programação das actividades de ensino através de objetivos bem especificados e (5) facilita o processo de avaliação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.