Propostas de Classificação da Aptidão Cardiorrespiratória de Crianças e Adolescentes: Revisão de Literatura

Por: , Alexandre Carriconde Marques, Eraldo dos Santos Pinheiro, Gabriel Gustavo Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann, e Rodrigo Baptista Moreira.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo de revisão foi avaliar os procedimentos metodológicos para a elaboração dos pontos de corte para a aptidão cardiorrespiratória (ApC) de crianças e adolescentes. Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Medline/Pubmed, Web of Science, Scopus, Lilacs, Scielo, e Google Acadêmico. Os termos foram utilizados em português e inglês para a busca. Para serem incluídos, os documentos deve- riam: a) ter sido publicados na íntegra; b) ter sido publicados até dezembro de 2011 c) ter como objetivo propor pontos de corte para a aptidão cardiorrespiratória de crianças e/ou adolescentes ou apresentar os procedimentos utilizados por instituições para esta proposição; e d) os pontos de corte propostos deveriam ser específicos para crianças e/ou adolescentes saudáveis. Foram encontrados 10 documentos. Dois docu- mentos apresentaram os procedimentos adotados por instituições para a proposição de pontos de corte e oito apresentaram propostas originais. Dentre as propostas originais, sete utilizaram a curva ROC como procedimento metodológico. Para medidas laboratoriais da ApC existem pontos de corte propostos de for- ma metodologicamente consistente. Para os testes de campo, pontos de corte estão disponíveis para os testes de corrida/caminhada de 9 minutos (9-min) e corrida de vai e vem de 20 metros (20-m) para crianças e adolescentes de 07 a 12 anos e de 10 a 18 respectivamente. Em conclusão, tanto medidas laboratoriais quanto alguns testes de campo apresentam pontos de corte elaborados de forma metodologicamente ade- quada para a avaliação de ApC crianças e adolescentes. 

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=73

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.