Propostas Curriculares Estaduais Para Educação Física: Uma Análise do Binômio Intencionalidade-avaliação

Por: , , Marcelo Soares Tavares de Melo, e .

Motriz - v.18 - n.3 - 2012

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Resumo

Este trabalho analisou a coerência interna entre as intencionalidades e as avaliações contidas  em propostas curriculares Estaduais para educação física escolar do sudeste brasileiro. Caracterizou-se como um estudo documental de abordagem qualitativa que teve como fonte dos dados as propostas  curriculares disponibilizadas digitalmente. Estes foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial por temática. Reconhecemos incoerência entre os elementos intencionalidade e avaliação, sendo estes  trabalhados como partes independentes no processo de ensino-aprendizagem, exceto nas propostas do  Espírito Santo e Rio de Janeiro. Encontramos, majoritariamente, a utilização dos termos competências e  habilidades, vinculados à busca por resultados quantitativos em sistemas avaliativos no âmbito nacional,  em detrimento das conquistas qualitativas no cenário educacional. Ainda que tenhamos feito análise  documental acreditamos que o binômio intencionalidade-avaliação pode/deve ser melhor refletido/elaborado para que o processo/produto da aprendizagem se torne significativo para a formação  do aluno e não visto apenas como números atingidos ou documentos inócuos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-65742012000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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