Propostas Curriculares, Formação Profissional e Prática Pedagógica na Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Érico Felden Pereira, João Luiz Zinn e Luciane Sanchotene Etchepare.

Revista Baiana de Educação Física - v.6 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar como está sendo trabalhada a Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, se a proposta educacional da escola corresponde à realidade das aulas e a qualificação profissional de quem ministra as aulas. A amostrafoi constituída de 27 professores que ministram aulas de Educação Física nas séries iniciais e 6 coordenadores de escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria - RS.Foifeita uma entrevista e posteriormente uma análise quantitativa da freqüência e percentagem das respostas. Foram obtidos os seguintes resultados: 88,88% dos professores possuem habilitação Magistério e/ou Pedagogia e 11,11% possuem habilitação de Educação Física; os objetivos mais buscados são a integração social e afetiva com 48,14% das respostas, o desenvolvimento das habilidades motoras com 44,44% e a recreação com 40,74%. Quanto à concordância das respostas entre os professores e coordenadores, 48,14% dos professores não seguem os objetivos da proposta pedagógica da escola, 29,62% seguem a proposta em parte e 22,22% seguem a proposta. 93,75% dos professores acham importante a atuação do profissional de Educação Física nas séries iniciais por acreditarem que é o mais qualificado para este trabalho.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.