Propostas Curriculares Para Educação Física em Pernambuco: Entendimentos Acerca do Esporte

Por: Iraquitan de Oliveira Caminha, , Marcelo Soares Tavares de Melo, , Ricardo Bezerra Torres Lima e Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco no período de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental, tendo como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação, utilizando a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que este nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1700

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.