Resumo

Diante do COVID-19, foi necessário a adoção do Ensino Remoto Emergencial para prosseguir com o processo de ensino-aprendizagem, exigindo novos métodos e ferramentas digitais passando a fazer parte do cotidiano dos estudantes e profissionais da área. O Programa de Educação Tutorial (PET) contém um conjunto de atividades semanais que são propostas a cada ano de escolaridade e de cada componente curricular, respeitando a carga horária mensal ofertada ao estudante. O presente trabalho tem o objetivo de analisar se os desafios propostos nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto estimularam os estudantes a participarem dos encontros síncronos. Como estratégia metodológica, este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento para coletar os dados um questionário em forma de formulário no Google Drive que foi aplicado como forma de avaliação do segundo bimestre escolar que ocorreu no segundo semestre de 2021. Cabe ressaltar que a pesquisa foi realizada de forma remota, respeitando todos os protocolos de segurança, devido a pandemia da Covid-19 e com a aceitação de livre e espontânea vontade dos participantes em participar da mesma. Para este estudo foram analisadas as respostas da pergunta: Os desafios motivaram você a participar dos encontros síncronos-aulas? E as suas justificativas. Participaram dessa pesquisa 6 estudantes, do ensino fundamental II, com idades entre 11 a 13 anos, de ambos os sexos, de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais, ao todo foram 8 aulas sincronizadas e os conteúdos ficavam disponíveis durante toda semana na plataforma Brasil. Abre-se aqui um espaço para algumas considerações sobre os desafios, eles eram propostos ao final de cada aula, os mesmos foram pensados como uma ferramenta para estimular os estudantes a participarem das aulas síncronas e, para além, das aulas síncronas que os mesmos, construíssem materiais alternativos de algumas modalidades esportivas, vivenciassem (colocassem em prática com seus familiares) e buscassem mais informações sobre os conteúdos que eram propostos pelos PET’s. Nesta direção, os conteúdos propostos pelos mesmos foram: Atletismo, Bocha Paralímpica, Futsal, Boliche e Peteca. Estes dois últimos não estavam nos PET’s, os mesmos foram aulas extras e desenvolvidos pelos estagiários/residentes após uma pesquisa com os estudantes para saberem quais conteúdos eles gostariam de vivenciar além dos que já tinham visto. Ademais, para quem cumprissem todos os desafios (foram propostos 6) ao final do semestre ganharia um brinde (oferecido pelos estagiários). Cabe pontuar, que nesta turma tinha uma participação ativa nos encontros síncronos, pelo Google Meet de 10 estudantes, porém, somente 6 responderam o questionário. Destaca-se que essa turma tinha uma professora responsável e dos estagiários/residentes que atuavam juntos.

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