Propostas Interacionistas em Pedagogia do Esporte: Aproximações e Características

Por: Cássia dos Santos Joaquim, , Paulo César Montagner e .

Conexões - v.12 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Propostas interacionistas vêm sendo formuladas e refletidas desde o final do século passado com o objetivo de oferecer alternativa de ensino do esporte de forma a superar propostas tradicionais que podem desenvolver em sua prática algumas características bastante discutidas e consideradas inadequadas, como a exclusão, a especialização precoce, a mecanização de técnicas em detrimento da compreensão da modalidade, entre outros. Considera-se dentro da denominação interacionista diversas propostas elaboradas por diferentes autores da pedagogia do esporte. Apesar desta diversidade, várias aproximações são encontradas ao se investigar as proposições, indicando mais semelhanças do que distanciamentos. Desta forma, este estudo tem por objetivo, através da revisão bibliográfica das propostas de alguns autores das pedagogias interacionistas, levantar e discutir as aproximações encontradas nas diferentes publicações. Espera-se que o artigo possa contribuir para o melhor entendimento de tais propostas por parte dos profissionais que lidam com o ensino do esporte, facilitando a compreensão de suas características semelhantes e exemplificando as possibilidades de intervenção.
 

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1232

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.