Resumo

Objetivo:
A partir dos princípios metodológicos analítico-sintético e global-funcional, apresentar vantagens de cada abordagem, a fim de contribuir para a composição de novos métodos de ensino, vivência e aprendizagem do tênis de campo.

Métodos e Resultados:
A partir de revisão bibliográfica, verificamos que as abordagens metodológicas tradicionais no tênis de campo tem por ênfase o estímulo aos fundamentos técnicos fora do contexto do jogo (ISHIZAKI & CASTRO, 2008), primando pela eficiência do jogador, com ênfase no princípio metodológico analíticosintético. Por outro lado, novas abordagens (HOPPER, (1998); VILANI, (1998); BOLONHINI, (2009)), de caráter global-funcional, sinalizam para a necessidade do aprendizado da técnica por meio de atividades que contemplem o contexto do jogo, articulando técnica e tática, preocupando-se com a eficácia do jogador. Em relação ao modelo tradicional, as vantagens são a aprendizagem da técnica mais rapidamente, maior possibilidade de correção e controle do volume de ações motoras por parte do professor; já as propostas contemporâneas favorecem o aprendizado das técnicas no contexto do jogo, estimulando as tomadas de decisão, a criatividade e a capacidade de leitura tática do jogo.

Conclusão:
Considerando as vantagens das diferentes propostas metodológicas, sinalizamos para a complementaridade das mesmas, portanto, ambas devem estar presentes na sistematização de aulas para a formação do atleta de tênis de campo.