Propostas Pedagógicas Paraeducação Física: Pensando Contradições

Por: Iracema Soares de Sousa e Lúcio Airton Franzen.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa foi realizada comotrabalho de conclusão do curso de Educação Física na UFSC, no ano de 1996. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca apontar caminhos para entender e avançar os limites da prática pedagógica da educação física, impostos pela realidade escolar. Analisa algumas propostas pedagógicas da área, cujaabordagem se pauta numviés crítico, refletindoa relação entre a pedagogiatecnicista, a prática pedagógica e contradições. Para tanto, pergunta-se: Quais as relações e contradições entre as propostas pedagógicas publicadas nas Revistas "Motrivivência" e "Revista Brasileira de Ciências do Esporte - RBCE", correspondente a época de 1990 a 1995 e as suas bases teórico - metodológicas; e, como seria possível superá-las? Esta pesquisa, ao tentar conhecer para transformar, utilizou-se da abordagem dialética do conhecimento para compreender e analisar a realidade. A partir dos dados, construiu-se categorias específicas do fenômeno estudado. São elas: a teoria na práticaé outra, contexto histórico x projeto de sociedade, elementos didático-metodológicos, propostas pedagógicas - um longo caminho a percorrer. Concluiu-se que há falta de pesquisa que possa classificaras tendências pedagógicas da educação física no contexto escolar e que estas precisam terumaconexão interna entreos pressupostosteóricos que as fundamentam e a engendram. Por exemplo, uma visão de mundo, de homem, uma concepção de educação, um projeto histórico de sociedade, elementos didático - metodológicos, dentre outros.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.