Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do Perceived Motivational Climate In Sport Questionnaire-2 (pmcsq-2)

Por: Izamar Santos Abreu, Jhennfer Souza Alcântara, Marcos Gimenes Fernandes, Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi e Sandra Adriana Neves Nunes.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A motivação tem sido tema central de investigação na Psicologia do Esporte porque se entende que esse fenômeno psicológico pode maximizar o desempenho de diferentes níveis de atletas. O presente estudo teve os seguintes objetivos: i) proceder à tradução e adaptação transcultural (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) do Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire-2 (PMCSQ-2); e, ii) verificar as suas propriedades psicométricas (consistência interna, validade fatorial, confiabilidade composta e variância extraída média) A amostra do presente estudo foi composta por 255 atletas (231 do sexo masculino e 24 do sexo feminino) de diferentes modalidades esportivas, com idades compreendidas entre 18 e 52 anos (M = 25,61 e DP = 4,98). O instrumento foi aplicado nos locais de treino dos atletas. A versão brasileira do PMCSQ-2 alcançou bons índices de validade de conteúdo, assim como, de confiabilidade e índices marginais de variância extraída média. Foi suportada a evidência de validade de constructo através dos índices de ajustamentos revelados pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Conclui-se que esse instrumento pode ser utilizado em futuros estudos, para o entendimento do clima motivacional em equipes esportivas com objetivo de melhorar o desempenho de atleta de competição.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/8911

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.