Propriedades Psicométricas da Versão Mexicana do Questionário de Auto-eficácia em Relação á Atividade Física

Por: Alfonso Sánchez Sámano, Alicia Carmen Medina Martínez, Ana Gabriela Rodríguez Magallanes, Julio Román Martínez-alvarado e Lucrecia Cepeda Arzamendi.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.6 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O propósito dessa investigação foi traduzir e validar o questionário de auto- eficácia para o espanhol mexicano na realização de atividade físico-esportivo em estudantes universitários. No estudo participaram 277 universitários entre 17 e 39 anos de idade pertencente ao Centro de Ciências de la Salud da Universidad Autónoma de Baja California, Unidade Valle de las Palmas. Para comprovar a fiabilidade do questionário em relação á consistência interna, utilizamos o coeficiente alfa de Cronbach e para a estabilidade temporal, utilizamos a técnica do test-retest. Para testar a estrutura interna do questionário se utilizou tanto a Análise Fatorial Exploratório como a Análise Fatorial Confirmatório. Com base aos resultados obtidos da análise fatorial, podemos confirmar uma estrutura unifatorial composta por dez reativos dos quais, registramos um peso fatorial aceitável. Os resultados também indicaram que o questionário de auto-eficácia com relação á atividade física é viável registrando pontuações aceitáveis em alfa de Cronbach (0,85) e pontuações aceitáveis em estabilidade temporal (0.84).

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6724

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.